O II Congresso Cidades Sustentáveis do Noroeste Paulista ocorrerá de 18 a 21 de setembro de 2018 no município de Fernandópolis. Trata-se da continuação do primeiro evento realizado em abril de 2017.
O Noroeste Paulista é uma região que representa cerca de 20% da área do Estado (Figura 1), sendo de grande importância para a economia do estado e para as questões de meio ambiente.

Figura 1. Detalhe da localização da região Noroeste Paulista

Algumas das principais características da região que a tornam região especial são:

  • Produção agropecuária integrada às atividades agroindustriais;
  • Destaque para pecuária e fruticultura;
  • Um dos polos canavieiros paulistas mais importantes, no qual se pode observar grandes áreas de produção;
  • Maior produtora de látex do Estado de São Paulo (25% da produção nacional);
  • Geração de energia (7 grandes usinas hidrelétricas): corresponde a cerca de 7,5% do total gerado no país;
  • Setor terciário, pelo turismo rural, de esportes náuticos, de águas termais, religioso e cultural, abrigando inclusive festivais nacionais e internacionais de teatro;
  • Forte vocação para a pesquisa e formação de profissionais em diversas áreas (alta concentração de universidades e polos de pesquisa).

Este perfil proporcionou como principais impactos regionais: baixo percentual de vegetação nativa remanescente, degradação de pequenos cursos d’água, poluição do ar causada por queimadas em áreas comerciais de cana-de-açúcar, epidemias de doenças disseminadas por vetores como o Aedes aegypti, concentração de renda, entre outros.

Diante dessa complexidade socioambiental regional, a realização desse evento regionalizado é imprescindível para discussões e apresentação de trabalhos relacionadas aos problemas locais, permitindo a proposição de soluções que promovam desenvolvimento sustentável da região.

Assim, o II Congresso Cidades Sustentáveis do Noroeste Paulista será constituído de espaços para apresentação de trabalhos técnicos e científicos, bem como palestras de profissionais de renome que atuam na região, com experiência na área ambiental. As atividades previstas serão divididas nos três eixos temáticos a seguir:

  • Gestão ambiental e sustentabilidade
  • Desenvolvimento social, meio ambiente, políticas públicas e saúde
  • Inovações em agroecologia

O evento terá programação diversificada para receber estudantes do ensino fundamental e médio e estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das diversas áreas do conhecimento, que poderão se integrar, expor suas experiências e trabalhos em relação ao meio ambiente e ainda assistir a palestras sobre temáticas e inovações em desenvolvimento sustentável. O evento permitirá que os participantes tenham uma nova visão sobre os problemas e soluções ambientais e contribuam para a sustentabilidade nos municípios do Noroeste Paulista.