PALESTRANTES

Amanda Justino Zucatto

Médica Veterinária do Grupo Ambar Amaral

Médica Veterinária formada pela Universidade Brasil Campus de Fernandópolis/SP. Apresenta experiência em Nutrição e Sanidade de Organismos Aquáticos. Durante sua Graduação desenvolveu suas pesquisas em Determinação da Composição Corporal In Vivo de Pacus e Tilápias em Aparelho DXA. Atualmente ocupa o cargo de Controle de Qualidade e Biosseguridade da Piscicultura A3 do grupo Ambar Amaral sediado no Município de Rubinéia/SP.

André Lobanco Cavalini

Gerente de Setor Técnico da Sabesp

Graduado em Engenharia Civil pela UNESP-Bauru em 2000. Atualmente é o Gerente de Setor Técnico da Sabesp em Fernandópolis. É membro da Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande representando a Sabesp.

Edson César Menezes

Químico da Mejan Ambiental

Possui graduação em Química pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2010). Diretor na Dedetizadora Sanear desde 2015. É Químico responsável pelo gerenciamento das operações das unidades de tratamento de resíduos de saúde, resíduos industriais e da construção civil da Mejan Ambiental desde 2012 e consultor de novas operações.

José Gama da Silva

Engenheiro Eletrotécnico Universidade de Taubaté

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica na Universidade de Taubaté em 1991, trabalhando deste então na iniciativa privada, com gerenciamento de Energia e eficiência energética, aplicando as mais modernas técnicas, adquiridas em simpósios internacionais, treinamentos em plantas na Escócia, Estados Unidos, Itália e Alemanha. Iniciou sua atuação no mercado de energia fotovoltaica em 2013, primeiramente como responsável técnico na homologação de Usinas Solares visando os leilões de energia de reserva e após a atualização da legislação em 2015 na Geração Distribuída. Responsável pela implantação da primeira Usina fotovoltaica em uma estação de Metro do Hemisfério Sul, no distrito federal, recebendo o prêmio Golden Chariot Internacional Transport Award.

Marcelo Antonio Francischette da Costa

Promotor de Justiça Ministério Público do Estado de São Paulo

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, desde 2007. Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo desde abril de 2012, com atuação nas Comarcas de Mirandópolis, Mauá, Mogi-Guaçu, Penápolis, Getulina, Taquarituba, Paranapanema, Paulo de Faria e Fernandópolis, onde, desde dezembro de 2014, é responsável pela tutela do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo.

Paulo Fraga da Silva

Docente e Pesquisador Universidade Mackenzie

Doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Professor Adjunto no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação, Arte e Histórica da Cultura da Universidade Mackenzie. Ministra curso de Introdução à Bioética no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP). Colíder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da Universidade Mackenzie (CNPq). Membro da Diretoria da Sociedade Bioética de São Paulo.

Rafael Vidal Aroca

Docente e Pesquisador Universidade Federal de São Carlos


Rafael V. Aroca é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2014 e orientador de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP). É Membro Sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), e bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Também ocupa, atualmente, o cargo de Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar, possuindo experiência profissional internacional, tendo trabalhado mais de 15 anos em empresas de tecnologia, desenvolvendo e coordenando projetos na área de mecatrônica, sistemas de informação, sistemas embarcados, redes de computadores, Internet das Coisas e Manufatura Aditiva. Depositou algumas patentes e publicou dezenas de artigos científicos com aplicação tecnológica, tendo recebido diversos prêmios por alguns destes trabalhos. Foi coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Robótica, e atualmente é representante estadual desta Olimpíada no estado de São Paulo.

Vitor Godoy de Barros

Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo

Graduado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Monte Carmelo em 2011-2015. Pós-graduação em Geoprocessamento e Agricultura de Precisão. Atualmente é engenheiro cartógrafo na XIT – Amazon (Instituto de Tecnologia XMobots)